Educadores e merendeiros de Ilhéus participam de curso de capacitação

 

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria da Educação, em parceria com a Fundação Nestlé Brasil, promoveu nos dias 30 e 31 de julho, no auditório do Centro de Estadual de Educação Profissional (CEEP), a II Etapa de Formação do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber, com a proposta de capacitar professores, coordenadores, gestores pedagógicos e merendeiros para que adotem práticas e métodos visando o respeito ao meio ambiente, a valorização dos movimentos da infância e o incentivo à cultura local, através da alimentação, música, histórias e brinquedos. E nesta segunda etapa do programa o foco principal foi a sensibilização para a importância da alimentação saudável, com discussões sobre a formação de hábitos alimentares, mudanças culturais na alimentação, origem da merenda e os cuidados na preparação e formação dos hábitos.

 

Participaram da II Etapa de Formação do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber as escolas municipais Nova Jerusalém, Barra de Itaípe, EMEI do Teotônio Vilela, Iguape, Marianne Eckes, Heitor Dias, CAIC Darcy Ribeiro, Dom Bosco, Odete Salma, Pequeno Davi, Pequeno Príncipe, Pinóquio, Paulo Freire, Vovô Isaac e Escola de Vila Nazaré. Cada unidade de ensino enviou três representantes, sendo um merendeiro, um professor e um coordenador pedagógico ou gestor, que tiveram a oportunidade de refletir sobre ações, programas sociais e experiências que interfiram de forma positiva na mudança de hábitos da comunidade escolar por meio de processos educativos.

 

A secretária municipal da Educação Lidiney Campos, informou que cursos, formações e reflexões como esta contribuem decisivamente com a capacitação da comunidade escolar, trabalhando temas e assuntos do dia-a-dia, como nutrição, saúde, sustentabilidade ambiental e a importância da água, possibilitando as mudanças de hábitos e ampliando ainda mais o saber. A primeira etapa do curso foi realizada em maio desse ano com reflexões sobre o bem cuidar da criança, abordando temas como a relação entre a infância e a natureza e a criança e a escola. A terceira e última etapa acontecerá em setembro, quando será abordado o saber, refletindo sobre a sensibilização para a relação maior entre o ser humano e a produção rural da região.

A II Etapa de Formação do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, Nutrir e Saber foi ministrada pelos instrutores Roque Junior e Gabriela Raggio, que adotaram técnicas simples através de brincadeiras como um elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Eles explicaram que o brinquedo é um bem precioso para se alcançar o objetivo maior da educação e facilitar a aproximação com as crianças. Para eles, não há forma mais eficaz do que se aprender brincando, tornando o saber muito mais prazeroso e mais fácil de assimilação.